2 de nov. de 2014

Crítica Cultural: "Reds" (1981)

Olá, Camaradas. Agora em nosso blog tentaremos sempre, em nossas atualizações, encaminhar algumas dicas ou informações de exposições, filmes, ou qualquer atividade relacionada a arte/cultura no geral. Como hoje é aniversário de 97 anos da Revolução Russa, nada mais justo do que essa ser nossa temática.

A dica dessa atualização é o filme "REDS". Um filme bacana honesto para uma produção "hollywoodiana". Bom para assistir em casa com seu/sua companheirx comendo uma pipoquinha.
O filme pode se considerar um clássico, além de um elenco contando com Diane Keaton, Jack Nicolson e Warren Beatty, ele concorreu a 12 Oscar e levantou 3.

A película conta a história de John Reed, interpretado por Warren Beaty, jornalista e militante socialista norte-americano, no próprio titulo do filme já da uma interpretação ambígua no que ele quer se referir. O protagonista citado também foi autor de um dos mais importantes relatos da Revolução Russa de 1917, chamado "Os dez dias que abalaram o mundo".

O filme durante boa parte aborda os conflitos de um casal que tentam atuar de forma ativa em suas militâncias. As ausências que um deixa para com o outro, mas que no final o "amor revolucionário" supera as dificuldades. Retrata os acontecimentos da revolução e a participação do casal. Vale ressaltar os apontamentos críticos feitos quanto aos rumos que a União Soviética poderia tomar.
Acho que já falei demais aqui, o negócio e ver o filme e tirar suas próprias conclusões. E já alertando, façam muita pipoca, porque é grandinho o filme, mas considero que vale a pena.

Camarada Jamelão


Nenhum comentário:

Postar um comentário