3 de nov. de 2014

ELEIÇÕES DO DCE MÁRIO PRATA (UFRJ):


Marcada por grandes contradições, a universidade tem se demonstrado palco de importantes lutas sociais protagonizadas principalmente pela juventude. Exemplo disto foram as politicas de enfrentamento às diferentes ações do governo PT que marcadamente buscou mercantilizar a educação com seus diversos programas FIES, PROUNI, REUNI, PRONATEC e hoje tenta privatizar os hospitais universitários. As lutas travadas na UFRJ, uma das maiores universidades do país, demonstraram movimentos combativos e críticos à politica mercadológica da educação. A mais recente vitória conquistada foi ter barrado à EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) que o governo federal e seus capachos da reitoria tentaram implementar na universidade em 2013.

Compartilhando o clima de muito debate politico na sociedade brasileira, nesta semana (4,5 e 6) a UFRJ viverá uma intensa discussão do processo eleitoral do DCE Mário Prata. Para uma universidade referência de luta no país se faz necessário dar continuidade a um movimento estudantil combativo e alinhado à um projeto de universidade que atenda às reais demandas dos filhos de trabalhadores. Nesse sentido o DCE da UFRJ, precisará continuar cumprindo um papel fundamental na articulação dos estudantes em torno de melhores condições de ensino, na luta pela universalização do ensino superior e ampliação da permanência, por mais verbas para educação publica, como também mobilizar os setores da juventude para próximas “jornadas de junho” e diversos movimentos da sociedade.


Pensando nisso os diferentes setores da esquerda que ao longo desses processos de mobilizações se unificaram nas lutas, decidiram por apresentar neste processo eleitoral a chapa “Quero me livrar dessa situação precária” que expresse a unidade da luta dentro e fora da universidade. Entendemos que os próximos anos serão de um aprofundamento das contradições sociais e um grande acirramento das lutas sociais, por isso, estaremos prontos para apontar uma ofensiva da juventude para os ataques do governo em nossos direitos. Germinando em cada filho de trabalhador a necessidade da unidade para a possibilidade não apenas de uma nova universidade, mas de uma nova sociedade.

Curta a página da Chapa 2 no FACEBOOK: www.fb.com/chapa2ufrj

Nenhum comentário:

Postar um comentário